domingo, 23 de setembro de 2012

Na Jornada, o convite à santidade

No Evangelho deste domingo, Jesus revela aos apóstolos a humilhação da cruz que o espera: sua entrega total por amor aos homens, enquanto seus discípulos pelo caminho só pensam em grandeza e alimentam desejos de poder.

Jesus não fica indignado com eles; ao contrário, os corrige com paciência, mansidão e simplicidade: "Sabeis o que pedis?" E lhes ensinou o caminho da grandeza: "O Filho do homem veio para servir e não para ser servido. Quem quiser ser grande, quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos." Mas por que pode ser tão perigoso este desejo inato que acompanha o ser humano ao longo de sua história? Em primeiro lugar, é inegável que daí brotam as invejas, rivalidades e os golpes baixos. A fim de alcançar os objetivos cede-se à adulação dos poderosos, apóia-se quem está por cima e, quando se chega ao topo, corre-se o perigo de espezinhar o próximo, de ser injusto, de se achar acima dos outros. Mas então, seria errado querer ser melhor? Seria, então, o Cristianismo uma apologia à mediocridade? Claro que não! O desejo de ser melhor sempre foi o combustível da perfeição e possibilitou, na história da humanidade, saltos qualitativos na ciência, na medicina, na economia, nas artes, nos esportes e em todas as áreas. Ele está presente mesmo na vida espiritual: os santos, buscaram ser melhores. O Senhor não condena querer ser melhor. De fato, ele indica a quem quiser ser o maior dentre todos, o caminho para sê-lo: ser o servo de todos, fugir do orgulho, da prepotência, de se achar acima de tudo e de todos, até da própria Lei.

Em 1997, celebrou-se a Jornada Mundial da Juventude em Paris, na França. Naquela edição começaram a ser celebradas as chamadas Pré-Jornadas, ou seja, uma semana preparatória numa cidade do país em que ocorre a Jornada, em que os jovens participam de uma experiência missionária. Marcante foi a missa de abertura presidida pelo então Arcebispo, Cardeal Lustiger, de origem judaica. Ele lembrava que todos os jovens são ambiciosos. Querem transformar o mundo, tornarem-se importantes e famosos, querem ser os primeiros. Por isso, dizia-lhes: Eu vos convido a serem muito ambiciosos. E apontando para a imagem de Santa Teresinha, patrona daquela Jornada, o Cardeal lhes dizia: " Como Santa Teresinha, que queria ser como uma criança nos braços do Pai, tende em vossos corações a maior de todas as ambições, a ambição do Amor."

Livros

Galera, como vocês sabem setembro é o mês da Bíblia, e como ELA tem tudo a ver com leitura, resolvi mostrar para vocês alguns livros católicos bem legais, e o melhor feito para nós, jovens! Confira aí os livros:

Youcat - (abreviação de Youth Catechism) Catecismo Jovem da Igreja Católica, a obra tem a mesma proposta do "Catecismo da Igreja Católica" porém sua linguagem é mais voltada para nós, jovens. Um livro escrito para jovens católicos em que jovens católicos participaram de sua criação, quer algo melhor que isso? rsrs... O Youcat é o Catecismo oficial das Jornadas Mundiais da Juventude, e foi lançado em mais de 10 línguas para atender a vontade dos jovens que, intusiasmados pela dinâmica das JMJ, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.
 fonte: http://www.catecismojovem.com.br/youcat/o-que-e-o-youcat/

Santos de calça jeans - De Adriano Gonçalves, esse livro é para quem acredita, como o Papa, que todo cristão deve buscar a santidade. É um livro que mostra que você foi criado para ser santo e para isso não é necessário deixar de ser alegre, amigo, de beber refrigerante, comer batata frita, ouvir música, que você não precisa deixar de ser jovem para ser santo! Ser santo não é facil, mas também não é impossível!
fonte: http://santodeallstar.wordpress.com/2010/10/02/tudo-sobre-o-livro-santos-de-calca-jeans/

Jovem, levanta-te - do Profº Felipe Aquino, esse livro fala com clareza e coragem dos problemas da juventude: drogas, sexo, violência, namoro, prostituição, bebida, desentendimento com os pais, falsas religiões, trabalho, estudo, etc. É uma orientação para a galera viver de "pé" e não "se arrastando" pela vida.
fonte: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2008/05/13/livro-jovem-levanta-te/




Então galera agora é só escolher e começar a leitura, não se esquecendo também de ler o livro mais importante: A Bíblia. Que é uma das formas que Deus fala conosco. Pessoal se vocês tiverem alguma dica de livro, mande para nós!!! Bom domingo fiquem com Deus!!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Juventude, pérola da Igreja

Conteúdo enviado pelo internauta Cristielly Luiza da Silva
A juventude é uma pedra preciosa que, com o passar do tempo, pode ser largada no interior de uma rocha ou lapidada até revelar seu brilho a todos. Quantos jovens estão como pedras preciosas escondendo sua beleza, seu vigor,sua força e garra?
A Igreja Católica, nos últimos anos, tem envolvido a juventude, dando-lhe um novo ânimo focado na evangelização, no qual o jovem é chamado por Deus não para viver os prazeres, mas os desafios de uma sociedade conturbada pela exposição corporal e a imposição da mídia consumista marcados pelo capitalismo e o sensacionalismo a todo o momento.
Aprendemos, na Igreja, que o maior ensinamento no meio jovem deve ser feito pelo bom exemplo, seja com nossos parentes, amigos ou colegas. Onde estivermos e com quem estivermos, não podemos ter vergonha de acreditar e proclamar as graças de Deus em nossa vida. Os desafios travados pelos jovens que busca o Senhor é rejeitar o sexo fora e antes do casamento, fugir das diversões desregradas, das bebidas alcoólicas.
 
A solução é manter os olhos fixos em Deus e buscar combater tudo com Seu exemplo. A felicidade do jovem não está em ter muitos bens passageiros, mas no amor do Pai que é incondicional e permanente. Esse amor transborda de tal forma que atinge e contagia aqueles que estão à nossa volta!
A juventude brasileira católica passa por um momento sublime, no qual nos preparamos para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013; e a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora resultam em uma verdadeira festa por cada diocese e paróquia que passa. Num ato de comunhão, podemos sentir o sopro de um tempo novo de avivamento, no qual quem participa ou participará poderá sentir, no coração dos jovens de todo o mundo, uma única língua sendo falada: a do amor. Por esse amor somos impulsionados a resgatar vidas sempre e evangelizar para o Senhor e por Ele.
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Tudo é do Pai

Padre Marcelo Rossi
Eu pensei que podia viver, por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver

Fui embora, disse: ó pai, da-me o que é meu!
Da-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo
Gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do pai

(refrão)
Tudo é do pai
Toda honra e toda glória
É dele a vitória
Alcançada em minha vida
Tudo é do pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu senhor
Que me cura por amor(bis)
fonte: http://www.vagalume.com.br/padre-marcelo-rossi/tudo-e-do-pai.html