domingo, 20 de janeiro de 2013

São Sebastião


Padroeiro, protetor, amigo. Rogai a Deus pela nossa Cidade e pelo nosso povo.  

 Hoje, nossa Arquidiocese celebra a memória do mártir São Sebastião, padroeiro de nossa cidade, herói valoroso da fé, que com férrea coragem enfrentou por duas vezes o martírio em nome de Cristo.
   Naquele tempo, o imperador Diocleciano, ao saber que um dos capitães de sua guarda imperial se convertera ao Cristo, tentou obrigá-lo a renunciar à fé. Fiel ao seu novo Senhor, Sebastião prefere morrer a traí-lo. Diocleciano dá, então, a sentença: amarrá-lo em um tronco e flechá-lo até a morte. É recolhido semimorto pelos cristãos, que o levaram para casa e curaram-lhe as feridas. Recuperado, retorna ao imperador para reafirmar sua fidelidade a Cristo. Diocleciano, cheio de cólera, o condena à morte por espancamento. Morto a pauladas, outra cristã recolhe o corpo do herói da fé e o sepulta com a veneração devida aos mártires, nas catacumbas, que haveriam de ser conhecidas pelo seu nome.
    São Sebastião continua a nos falar através de sua vida e de sua morte. Ele foi um grande missionário do seu tempo, levando o nome de Jesus a todos, fortalecendo os que estavam cansados e abatidos pela perseguição religiosa daquela época. Que a celebração de sua festa nos fortaleça no testemunho cristão em meio às adversidades da vida; que nem mesmo o desamor, a maldade e a violência possam vencer a nossa fé. Olhando o exemplo de São Sebastião, possamos dizer cada vez mais: "Quem nos separará do amor de Cristo? Pois, se Deus é por nós, quem será contra nós?"

fonte: Folheto da Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário