segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dina Nacional da Juventude

Celebrou-se ontem, em todo o Brasil o DNJ, Dia Nacional da Juventude, cuja origem coincide com o Ano da Juventude proclamado pela ONU em 1985. De fato, o jubileu da Juventude celebrado no Domingo de Ramos de 2004 provocou profunda impressão em toda a Igreja, e a iniciativa profética do Santo Padre João Paulo II reverberou na Assembleia dos Bispos em Itaci naquele ano. Assim nascia no Brasil a celebração anual de um Dia da Juventude, celebrado em todas as dioceses de nosso país.

Esse ano a celebração se reveste de excepcional importância, de fato é a preparação próxima da grande festa e encontro mundial de jovens que teremos a honra e alegria de sediar em nossa cidade, a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O tema e o lema escolhidos: "Juventude e Vida" e " Que vida vale a pena ser vivida?", são para todos nós uma convocação a nos questionar acerca da postura que temos assumido perante as novas gerações: que temos feito para transmitir-lhes valores e ideais com os quais possam pautar suas vidas? Não podemos nos alienar diante desta responsabilidade, afinal, trata-se do mundo que teremos amanhã, da vida e felicidade de nossos filhos e netos, dos nossos jovens, que são a esperança dos nossos corações.

Por isso mesmo, temos o ensejo de nos perguntar como temos aproveitado a preparação da JMJ, que certamente será o grande evento evangelizador jamais vivido na história de nosso país. Se vai ser apenas uma festa entre tantas, ou um marco na vida da Igreja e da Juventude de nosso Brasil, vai depender em grande parte de cada um de nós. Temos oferecido nossas casas para receber os jovens peregrinos? Temos colaborado com nosso pároco nas iniciativas da Jornada? Temos cogitado de nos tornar Voluntários? Fica para todos nós a lição do Evangelho deste domingo: os próprios apóstolos não sabiam o que pedir, eram como jovens, cheios de ambição e ideais; o que definiu e mudou a atitude deles foi o fato de terem Jesus ao lado para lhes mostrar o caminho certo, a direção segura e o segredo da verdadeira realização humana. Neste DNJ, fomos chamados a fazer o mesmo com os nossos jovens.

fonte: adaptado do texto do folheto da missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário