domingo, 14 de outubro de 2012

Tristeza de um coração saciado

O jovem que encontra Jesus neste domingo, um dos anônimos do Evangelho com o qual cada um de nós é chamado a se identificar, era preocupado com seu destino eterno, ansioso pelo verdadeiro sentido de sua vida, e tinha o profundo desejo de eternidade: "Que devo fazer para alcançar a vida eterna?"

Jesus não se faz de rogado, olhou o moço e sentiu profunda afeição por aquela alma sincera e sedenta de vida. Trata-se de uma das duas passagens do Evangelho em que o Senhor tem um encontro pessoal com um jovem: "Vai, vende tudo o que tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!"

Eis um profundo conselho, um roteiro de vida. Vender tudo significa não colocar nossas esperanças nas coisas que passam, não fazer do transitório um substituto daquilo que é definitivo. Significa ser livre, não ser escravo dos bens e não torná-los a razão da verdadeira felicidade; significa fazer da sua vida algo grande, aberto à caridade para com o pobre, disponível ao amor pelo próximo. Não esquecendo que há uma outra vida que será eterna e que corresponderá ao modo de como vivemos neste mundo, onde estaremos com Deus, o único capaz de saciar nossa sede de felicidade, motivo pelo qual vale a pena vivermos de tal jeito neste mundo entre as coisas que passam, para que possamos abraçar as que não passam.

Hoje também o Senhor tem um encontro pessoal conosco, e assim em cada santa missa, quando ouvimos sua Palavra e partilhamos o seu Corpo e Sangue, alimento para nossa alma. O Senhor nos convida, como outrora ao jovem rico, a fazer de nossa vida algo grande, como o fez Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões, cujo mês celebramos e proclamada Doutora da Igreja na JMJ de Paris. Ao iniciarmos o ANO DA FÉ, no último dia 11, somos convocados à NOVA EVANGELIZAÇÃO.

Às portas da JMJ, poderíamos traduzir o convite ao Jovem, hoje, como uma convocação a participar ativamente deste grande evento da juventude em nossa cidade. Há muitos jovens que precisam saber que ainda há motivos para se ter esperança. Lembremo-nos do segundo encontro de Jesus com um jovem: na cidade de Naim, uma mãe viúva chora a morte de seu filho único, um jovem a quem Jesus, tomando pela mão, o devolve à vida e aos braços de sua mãe. Abramos nossas casas aos peregrinos, façamo-nos voluntários. É tempo de missão!

fonte: folheto da Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário