domingo, 13 de maio de 2012

Um Deus como amigo

Neste sexto domingo do Tempo Pascal, quando celebramos o Dia das mães, a liturgia nos faz ouvir mais uma parte do longo discurso de despedida quando, logo depois da Última Ceia e pouco antes da sua Paixão, Jesus entrega suas últimas palavras, seu testamento aos discípulos. No texto de hoje, o Senhor nos revela qual o sentido e conteúdo da missão que entrega a todos nós, o amor (ágape). O Pai O enviou para manifestar este amor, agora é Ele mesmo quem nos envia. E não se trata de amar de qualquer maneira, mas amar como Deus ama: "Como o Pai me amou, assim também eu vos amei: amai-vos uns aos outros como eu vos amei."

Nesse amor Jesus nos ensina a olhar os outros com os seus próprios olhos, sem acepção de pessoas, raças, classes ou línguas, como se pode perceber no episódio conhecido como a Conversão de Cornélio, o centurião pagão que pede o batismo a Pedro. Esse amor, cujo fruto é a mais sublime das amizades, ser amigo de Jesus. Esse amor, cujo paralelo mais próximo certamente encontramos no amor de Mãe, cujo dia celebramos.

Todos nós sabemos como os jovens são sensíveis às amizades e como precisam delas para se afirmarem como pessoa. Quando o Santo Padre João Paulo II anunciou em dezembro de 1985, Ano Internacional da Juventude, a criação das Jornadas Mundiais da Juventude, convocando-os para a primeira delas no Domingo de Ramos de 1986, tocava-lhes no fundo do coração: eles haviam descoberto no Papa alguém que os compreendia e que tinha coragem de lhes mostrar onde precisavam melhorar, como um catequista, um verdadeiro e sincero amigo.

No próximo sábado, às 8:00h da manhã, em todas as regiões episcopais de nossa Arquidiocese realizaremos o Simuladão da Catequese. Como é costume nas Jornadas (JMJ), nos reuniremos com nossos jovens. Será uma experiência marcante e um teste para as grandes emoções que viveremos durante a JMJ 2013. Não deixe de participar, procure saber em qual local de sua forania acontecerá o Simuladão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário