sábado, 3 de março de 2012

As 3 peneiras

Olavo foi transferido de projeto.

Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:

Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...

Nem chegou a terminar a frase, e o chefe apartou:

Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

Peneiras? Que peneiras chefe?

  A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza que esse fato é absolutamente verdadeiro?

Não, não tenho, não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...

E, novamente Olavo foi interrompido pelo chefe:

Então a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a Segunda peneira que é a da BONDADE.

O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

Claro que não! Deus me livre – diz Olavo assustado.

Então, continua o chefe com a sua história, vazou a segunda peneira, vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante?

Não chefe. Pensando desta forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo, surpreendido.


Pois é Olavo! Já pensou como as pessoas seriam bem mais felizes se todos usassem essas peneiras? – Diz o chefe sorrindo e continua:

Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras:

Verdade – Bondade – Necessidade.


Antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante lembre-se:

  • Pessoas Inteligentes falam sobre idéias;
  • Pessoas Comuns falam sobre coisas;
  • Pessoas Mesquinhas falam sobre pessoas.
  • fonte:http://catolicos.em.rede.vilabol.uol.com.br/tres_peneiras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário