domingo, 8 de abril de 2012

Campanha da Fraternidade

Quaresma e Campanha da Fraternidade são uma dobradinha que, na Igreja no Brasil,dá certo há exatamente 50 anos. Em 1962, naquele período em que se vivia o Concílio Vaticano II, era iniciada no Rio Grande do Norte, uma experiência que marcaria para sempre a vivência quaresmal, com a conversão dos corações e o compromisso por um mundo mais de acordo com os ensinamentos de Jesus.

Como sabemos, cada Campanha possui um tema específico. O deste ano é a saúde pública.Já em 1981, o tema da saúde era abordado(Saúde para todos). A novidade deste ano diz respeito a um aspecto bem específico, manifestado na palavra pública. Trata-se do acesso de todas as pessoas ao necessário para prevenção, manutenção e recuperação da saúde.Infelizmente, no mundo que vivemos, a saúde, assim como outros tantos bens fundamentais acabaram sendo envolvidos nos mecanismos do comércio. A consequência é clara : quem pode pagar leva; quem não pode vê o sofrimento aumentar. Neste sentido, a Campanha da Fraternidade deste ano encontra-se em forte continuidade com a do ano passado, que mostrava o que ocorre, em nível pessoal, comunitário e social, quando se põe o dinheiro em primeiro lugar(CF 2010 -Não podeis servir a Deus e ao dinheiro)

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebra a Quaresma e Campanha da Fraternidade fazendo ecoar as indicações do 11º Plano de Pastoral, que determina 2012 como o Ano do Discipulado. Trata-se de um tempo de acolhimento da pessoa e da mensagem de Jesus Cristo, em que todos os ídolos dever ser deixados de lado, para que surjam a paz, o bem comum, a concórdia, a justiça e a partilha.

Cada comunidade tem seu jeito de acolher o tema, sobre ele refletir e tirar ações concretas. São, como de costume, cinco encontros, um para cada semana, sempre voltados para o Evangelho do domingo seguinte. A Hora-Santa é um convite ao encontro com o Senhor Sacramentado para, com Ele, ratificar a certeza de que Ele quer nossos corações cada vez mais samaritanos. A Via-Sacra resume,em suas estações,as pricipais ideias da CF 2012.

Quando a Campanha da fraternidade nos convida a olhar uma situação específica, ela não está fazendo outra coisa que mostrar o que acontece quando o pecado domina o coração do ser humano.A partir de um exemplo concreto, toda a vida deve ser revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário