domingo, 8 de abril de 2012

Via Sacra

A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heróico, demonstrou uma profunda obediência ao PAI ETERNO e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.
Normalmente é rezada as Quartas-feiras e Sextas-feiras no período da Quaresma. Todavia, por sua importância e valor espiritual, deveria ser lembrada nos demais meses do ano, por todos aqueles que se sentirem sensibilizados à amenizar as dores do Redentor e quiserem se irmanar aos sofrimentos de JESUS, penitenciando-se de suas próprias culpas e das transgressões da humanidade.
Rezar a Via Sacra é reviver na mente e no coração a grandeza do Amor de DEUS, que para Salvar e Redimir a humanidade de todas as gerações, entregou o seu Divino FILHO em holocausto, como Vítima Perfeita para lavar os pecados de todos nós!
1ª Estação: Jesus é condenado a morte
Estava definitivamente concretizado o mais absurdo e abominável processo de julgamento que se tem notícia, jamais igualado em sordidez, em torpeza e na vergonhosa baixeza de seus critérios, envolvendo testemunhas preparadas, com acusações falsas que conduziu à decisão condenatória.
Judas Iscariotes traiu seu próprio amigo, entregando JESUS para ser preso. Os soldados agarraram o SENHOR e O levaram diante de Pilatos, para ser julgado. Apresentaram falsas acusações e influenciaram a multidão para pedir a condenação DELE à morte.
E para agradar à multidão, Pilatos deixou que levassem JESUS para ser crucificado.
O que aconteceu a JESUS está acontecendo hoje com as famílias. Poucas vozes se levantam para defender a instituição familiar. A
"multidão", formada pela mentalidade do poder, da comunicação enganosa, vai desunindo as pessoas, jogando filhos contra os pais, na busca de auferir vantagens e em nome de uma liberdade que mata e escraviza e assim, vai crucificando as famílias.
Em algumas famílias, os filhos saem de casa para procurar trabalho e escola. Mas, em muitas famílias, jovens saem para
"experimentar a liberdade". E os pais sofrem com a falta de juízo dos filhos, se entristecendo com as suas experiências ousadas e muitas vezes, sentindo vergonha pela falta de dignidade e demonstração de total ausência de princípios morais.
2ªEstação: Jesus carrega sua cruz
A Cruz é um antigo instrumento bárbaro de suplício, usado por vários povos para executar os condenados à morte. JESUS recebeu a sua Cruz, um grosso e pesado madeiro que apoiou em seu ombro.
Diante de Pilatos, algumas pessoas gritavam em defesa de JESUS. Mas a multidão gritava mais forte, pedindo que ELE fosse crucificado! E a gritaria venceu!
E JESUS saiu carregando a Cruz para o lugar chamado Calvário.
Quem faz maldade aos outros esquece rápido. Mas as vítimas da maldade terão que seguir pelo caminho da dor e do sofrimento. Quantas famílias são destruídas porque o pai ou a mãe decidiu abandonar o lar e seguir outro caminho! E a família segue com a pesada Cruz do abandono e muitas vezes até do empobrecimento.
A felicidade não é encontrada por quem a busca só para si mesmo. A única felicidade que se tem vem da que se dá. Se faço alguém feliz, eu também serei mais feliz.
3ªEstação: Jesus cai pela primeira vez
Numa ladeira com degraus de pedra, ELE cai pela primeira vez, batendo com o joelho esquerdo forte contra o piso rústico, esfolando-o por causa do peso da Cruz. Os soldados que O escoltava, severos e cruéis, com os chicotes forçaram-no a levantar-se e continuar a caminhada.
No inicio de sua missão JESUS disse:
"O ESPÍRITO DO SENHOR está sobre Mim, porque ELE ME ungiu para evangelizar os pobres; ME enviou para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos, e para proclamar um ano de graça do SENHOR". (Lc 4,18-19)
No entanto, por causa da maldade das pessoas, ELE mesmo se tornou vítima da crueldade humana.
Cansado e abatido pelo sofrimento, JESUS é empurrado pelos soldados e cai por terra.
Casar, constituir uma família, viver em paz, é o ideal que motiva os jovens ao casamento. Mas, muitos casais não estão preparados para enfrentar as dificuldades da vida. Diante dos primeiros problemas, brigam e se separam. A queda de JESUS nos ensina que a vida não é feita só com coisas boas. Existem as dificuldades no caminho. Mas, o importante é ter coragem de levantar depois das quedas e seguir em frente.
Abençoai SENHOR, as nossas famílias, nos ensinai a perdoar as fraquezas e as quedas de cada um, como o SENHOR perdoou tantas vezes os nossos pecados. Ajudai-nos a caminhar juntos.
4ªEstação: Jesus se encontra com sua Mãe
A multidão se espremia entre as paredes das casas, das estreitas ruas, pois queriam avidamente presenciar os lances que aconteciam. ELE cansado, fez uma pausa. Seu Corpo estava coberto de chagas que sangravam. Da cabeça, furada pelos espinhos da ignóbil coroa desciam veios de sangue pelo rosto, cobrindo os olhos e turvando a visão. Ao erguer a face, depara com o olhar triste e amargurado de Maria, Sua MÃE, impressionada com a intensidade da maldade do mundo. Ao presenciar todo aquele sofrimento, aquela terrível e brutal tortura que seu querido Filho enfrentava, sentiu uma pungente dor transpassar o seu coração.
JESUS, Maria e os Discípulos tinham ido a Jerusalém para participar da festa da Páscoa dos judeus, como faziam todos os anos, em obediência a Lei. Mas com a prisão de JESUS as coisas mudaram. Os dias que eram para viver em festa se transformaram em dias de dor e sofrimento. Quando NOSSA SENHORA soube da prisão de seu Filho, foi à sua procura.
E foi no caminho do Calvário que MÃE e Filho se encontraram.
Ao casar e criar os filhos, os pais sempre planejam uma vida de alegria para todos, repleta de realizações, e se esforçam para que isto se concretize, procurando fazer da vida em família uma verdadeira festa. Mas muitos pais são apanhados de surpresa com notícias que apertam o coração! É uma filha que fugiu de casa ou ficou grávida na adolescência; um filho que se envolveu com o uso de drogas, ou sofreu um acidente violento ... E uma espada de dor transpassa o coração dos pais!
Ensinai-nos SENHOR, a sermos solidários com os que sofrem, e dai-nos forças para caminhar com eles na luta para recuperarmos a saúde, a alegria e a vida.
5ªEstação: Simão cirineu ajuda a carregar a cruz
ELE estava debilitado pela noite mal dormida e sem alimentação, além dos maus tratos e flagelos que recebeu no pretório. Parecia que dificilmente chegaria ao local da crucificação no Gólgota, que significa lugar da Caveira ou Calvário. Em sentido contrário vinha Simão, o Cirineu, que voltava do campo para a sua casa. Obrigaram-no a carregar a Cruz de JESUS.
Simão trabalhava no campo desde cedo, não conhecia o SENHOR e nem sabia porque ELE estava sendo condenado a morrer na Cruz.
Certamente JESUS percebeu o acontecimento, olhou para aquele homem e o abençoou. E a bênção do FILHO DE DEUS permaneceu para sempre na vida de Simão e de toda a sua família.
As pessoas que vivem isoladas, como os idosos que são abandonados nos asilos, os migrantes que vivem longe das famílias, as crianças que vivem nas ruas, carregam sozinhas a sua cruz ... Como se sentem felizes quando alguém se aproxima e se interessa em fazer amizade com elas!
Cada vez que fazemos alguma coisa para aliviar o sofrimento de uma pessoa, estamos renovando o gesto de Simão, o Cirineu, que ajudou JESUS a carregar a Cruz.
6ª Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus
A esta altura do percurso, por terem ultrapassado o portão do muro que fechava a cidade, grande parte do povo que já conhecia aquelas cenas, perderam o interesse e debandaram. Uma mulher aproximou-se e enxugou o rosto ensanguentado do SENHOR.
A procissão do Calvário ia percorrendo o seu caminho. Muitas pessoas viam mas permaneciam à distância. Uma mulher chamada Verônica, sentiu que não podia ficar indiferente. Passou decididamente pela multidão, escapou dos soldados romanos e enxugou o rosto de JESUS.
E no pano em que Verônica enxugou o rosto do SENHOR ficou gravada a imagem do FILHO DE DEUS.
Hoje vemos a imagem do servo sofredor em cada rosto de nossos irmãos marginalizados pela sociedade, e não podemos ficar indiferentes, precisamos ajudá-los fazendo alguma coisa.
A Campanha contra a Fome tem sido muito útil e importante para aliviar o sofrimento das famílias carentes. Ajudai-nos SENHOR, a ser mais generosos, ter coragem para procurar e participar da luta contra a miséria e o sofrimento na periferia das grandes cidades e principalmente no norte do Brasil.
7ªEstação: Jesus cai pela segunda vez
Mais um trecho caminhado de uma distância de aproximadamente 600 metros, que separava o Tribunal romano na Fortaleza Antonia do Calvário, local da crucifixão. O cansaço do SENHOR era muito grande. Os soldados sem qualquer sentimento de piedade, empurraram-NO para que caminhasse mais ligeiro. Uma ponta de pedra enviesada no caminho derrubou o SENHOR pela segunda vez.
JESUS sabia que iria enfrentar um cruel sofrimento. O seu Espírito estava preparado, mas o seu Corpo estava cansado e abatido. ELE caminhava com dificuldade, e mais uma vez tropeçou e caiu.
ELE Estava sofrendo por causa dos nossos muitos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas incompreensíveis maldades.
Muitas famílias seguem com dificuldades pelos caminhos da vida. São muitos obstáculos: desconfianças, brigas, alcoolismo, drogas, fome, doenças, etc. Há momentos de quedas, quando tudo parece ter chegado ao fim. Lembremos a perseverança de JESUS, sua fé, sua força e sua coragem, inspiremos no modelo do SENHOR e levantemos a cabeça para continuarmos firmes na caminhada existencial.
SENHOR, protegei-nos, para que nenhuma dificuldade venha interromper ou desviar-nos do projeto de vida que o SENHOR nos confiou. Aumentai a nossa fé e a nossa esperança.
8ªEstação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém
A guarda romana zelosa no cumprimento de sua missão, não permitiu que o SENHOR parasse um pouco para descansar. Já estavam próximos ao Monte Calvário quando ELE observou mulheres ao lado do caminho que lamentavam os SEUS sofrimentos.
Entre aqueles que acompanhavam e presenciavam o desenrolar dos acontecimentos, haviam algumas mulheres postadas ao lado do caminho que choravam e lamentavam por causa DELE. JESUS voltou-se para elas e disse:
"Mulheres de Jerusalém! Não chorem por Mim, mas por vocês e pelos seus filhos". (Lc 23,28)
NOSSO SENHOR não quer que as pessoas fiquem somente olhando para ELE e lamentando o seu sofrimento. ELE quer que as pessoas se voltem para a realidade de suas próprias vidas, percebam as situações de sofrimentos causados pelos reveses da existência e lutem para superá-las e vencê-las, sobretudo não se esquecendo de exercitar as necessidades do próprio espírito, para poder contar com o precioso auxílio DELE, objetivando vencer todos os obstáculos do cotidiano.
SENHOR, fortalecei a fé no coração das pessoas que trabalham em defesa da família e da promoção humana.
9ªEstação: Jesus cai pela terceira vez
Todos nós temos capacidade para avaliar a grandeza dos problemas e dificuldades enfrentadas pelo SENHOR, lembrando sobretudo que o percurso era acidentado e excessivamente longo, para qualquer homem cansado pelas dores, em jejum e traumatizado por abomináveis e covardes flagelos. Então não é difícil admirar a imensidão do esforço feito por JESUS, para cumprir sua Missão Redentora até o fim!
Depois de falar com as mulheres que choravam, JESUS retomou o seu caminho, mas os centuriões romanos, homens severos e violentos, empurraram-NO com brutalidade, provocando a terceira queda.
ELE foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia LHE acontecer.
A organização do povo em sindicatos, associações, grupos de famílias, pode ajudar a preservar e a melhorar as condições de vida. Por exemplo: quantas pessoas já conseguiram vencer o vício das drogas e do alcoolismo, com a ajuda da comunidade! Existe a
"Associação Alcoólicos Anônimos", que ajuda a recuperação dos dependentes de bebidas. Existem também as "Fazendas da Esperança ", para a recuperação dos viciados e dependentes de drogas. O importante é querer recomeçar sempre, não podemos desistir da vida e ficar caído pelo caminho.
SENHOR, ajudai-nos a compreender que não basta ficarmos reclamando dos sofrimentos da existência. Precisamos agir com decisão, para construirmos uma vida melhor. Dai-nos sensibilidade e paciência!
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes
Chegando ao Gólgota, os soldados O empurraram contra o solo e tiraram as Suas roupas, rasgando a veste íntima em quatro partes e depois, lançaram sorte sobre a túnica, que era inteiriça, para ver quem ficaria com ela.
A maldade e o desejo de explorar os outros tornam as pessoas insaciáveis. JESUS só tinha a roupa do Corpo e até isto arrancaram DELE.
A violência do Calvário continua nas cidades e nos campos de nosso Brasil. E as vítimas estão em todos os lugares: pessoas passando fome, crianças abandonadas, assaltos e assassinatos que vão manchando de sangue o solo brasileiro.
Feliz quem segue o caminho do SENHOR e observa os seus ensinamentos. Este será abençoado e protegido pela graça Divina, recebendo como recompensa a Vida Eterna.
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz
Simão, o Cirineu, deixou a Cruz próximo a JESUS enquanto os soldados romanos crucificavam os dois ladrões. Depois vieram até ELE. Deitaram-NO sobre o madeiro e com violência pregaram a mão direita, enfiando um cravo de ferro que penetrando em sua carne rasgou o tecido, atravessou o pulso e se fixou na Cruz, enquanto o sangue jorrou pelo rompimento das veias e vasos sanguíneos dilacerados pela brusca penetração. Do mesmo modo, com força e brutalidade, pregaram a mão esquerda e também ambos os pés, um sobre o outro, o pé direito encima do esquerdo, atravessados com um único cravo. Agora ELE estava definitivamente pregado à Cruz.
JESUS foi pregado na Cruz e elevado da terra; junto DELE foram crucificados dois malfeitores, Dimas e Germa, um à sua direita e outro à sua esquerda.
Um dos malfeitores pedia a JESUS:
"SENHOR, lembra-te de mim quando vieres com teu Reino". JESUS respondeu: "Em verdade EU te digo, hoje estarás comigo no Paraíso" . (Lc 23, 42-43)
JESUS sabia que a morte não era o fim. ELE sabia que era apenas uma passagem para a Vida Eterna na casa de DEUS PAI. Toda pessoa que se arrepende de suas faltas e se volta para o CRIADOR, ainda que seja na última hora, poderá receber o perdão Divino e ser acolhida no Céu.
Livrai-nos SENHOR, da vereda dos maus. Mostrai-nos a vossa misericórdia e guiai os nossos passos pelos caminhos que conduzem à Eternidade.
12ª Estação: Jesus morre na cruz
A respiração do SENHOR estava ofegante... Com dificuldade conseguia firmar os pés apoiando-os no cravo de ferro que os prendiam, para elevar o Corpo e poder respirar. Sofre o REDENTOR por causa de nossos muitos pecados e morre na Cruz! Nuvens pesadas envolveram o firmamento e a terra cobriu-se de trevas, acontecendo fortes tremores, fendendo-se as rochas, abrindo muitos túmulos dos quais ressuscitaram corpos de justos, ao mesmo tempo em que o véu do Templo judeu rasgou-se ao meio, de cima a baixo, sem qualquer intervenção humana. O SENHOR entregava o seu ESPÍRITO ao PAI ETERNO.
Perto da Cruz estavam a MÃE de JESUS e a irmã dela, e também Maria Madalena e Maria mulher de Cleófas. Quando JESUS viu sua MÃE ao lado do Discípulo que ELE amava, lhe disse:
"Mulher, eis o teu filho! (Jo 19, 26)
Em seguida, olhando para João Evangelista, disse:
"Eis a tua Mãe!" ( Esta foi a última Vontade do Redentor, o último capítulo do Divino Testamento. Para nós, sem dúvida, foi uma grande surpresa, um presente o mais amado e o melhor de todos, afinal. Aquele Discípulo representava todas as pessoas, a humanidade inteira, inclusive cada um de nós. JESUS nos deu a sua MÃE para ser também a MÃE Espiritual de toda humanidade, a nossa preciosa Mãe que intercede a nosso favor em todas as nossas necessidades).
Quando JESUS viu que tudo estava terminado, ELE gritou bem alto:
"PAI, em tuas mãos entrego o Meu ESPÍRITO". (Lc 23, 46)
Depois de dizer isso, baixou a cabeça e morreu!
A Bíblia não fala o nome do Discípulo que estava ao lado de NOSSA SENHORA. É uma maneira de mostrar que naquele Discípulo está a imagem de todas as gerações, a humanidade inteira. Assim, o que JESUS disse a ele, está dizendo a cada um de nós:
Filhos, aí está a Mãe de vocês! A partir daquele momento, NOSSA SENHORA tornou-se a Mãe da Igreja, a Mãe de todos os cristãos, a Mãe de todos nós.
Ave Maria, cheia de graças, o SENHOR é convosco, bendita sóis vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, JESUS. Santa Maria, MÃE DE DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
13ª Estação: Jesus é descido da cruz
Como entardecia e não tinham notícias dos crucificados, os homens do Sinédrio que tramaram a morte do SENHOR, mandaram mensageiros pedir autorização a Pilatos para quebrar as pernas dos crucificados, a fim de acelerar a morte. Apesar de bárbaro, era um costume utilizado para apressar a morte dos condenados.
A patrulha pretoriana chegou ao Gólgota e quebrou as pernas dos dois ladrões. Vendo que JESUS estava morto, não LHE quebraram as pernas, mas para verificar, um dos centuriões cravou a lança com força no lado direito do SENHOR, penetrando entre a quinta e a sexta costela, atingindo o Coração. No mesmo instante saiu sangue e água.
Depois de pedir autorização a Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos compraram um lençol de linho branco e tiras de pano, e retiraram o Corpo de JESUS da Cruz.
E MARIA, sua MÃE, O recebeu em seus braços.
Nos braços de MARIA estava o Corpo de seu Filho querido; no Coração de MARIA permanecia a dor e a angústia de uma MÃE aflita, ao ver as consequências da maldade e da violência da humanidade!
Ó MARIA, mãe das dores, fortalecei a fé no coração de todas as pessoas de nossas famílias, a fim de que tenhamos serenidade para enfrentar os momentos mais difíceis em nossa vida e com o auxílio do SENHOR, possamos ultrapassar todas as dificuldades do cotidiano.
14ª Estação: Jesus é colocado no sepulcro
José de Arimatéia, Nicodemos e alguns Apóstolos auxiliados por pessoas piedosas e as Santas Mulheres, de acordo com o costume judeu, prepararam o Corpo do SENHOR ungindo-O com um mistura de aloés e mirra, e O envolveram com um lençol de linho. Respeitosamente em procissão conduziram JESUS para uma sepultura próxima, de propriedade de Arimatéia. Deitaram o Corpo do SENHOR numa saliência na rocha em forma de cama e fecharam a entrada com uma grande pedra.
O sepulcro foi aberto numa rocha, distante aproximadamente 100 metros do local da crucificação e onde ninguém tinha sido colocado antes. As mulheres que haviam seguido o SENHOR desde a Galiléia foram com os Discípulos, acompanhando o sepultamento DELE. Depois, elas voltaram para casa a fim de providenciarem perfumes e óleos objetivando fazerem uma digna preparação do Corpo de JESUS, porque naquele primeiro momento não foi possível, considerando que entardecia, estavam no final do "parasceve", véspera da festa da Páscoa dos judeus e a lei não permitia cuidar de defuntos naquele período. Quem cuidasse, adquiriria "impureza legal" e teria que se purificar para poder participar da Páscoa e no caso, não haveria tempo para a purificação. Assim, por causa do horário, fizeram as pressas o sepultamento do SENHOR.
Durante o sábado, também era proibido fazer qualquer atividade. Por isso, elas esperaram até a manhã de domingo para irem ao túmulo prestar a última homenagem a JESUS.
Entretanto, não será no sepulcro que as pessoas amigas de JESUS irão encontrá-LO. O óleo e os perfumes que as mulheres prepararam para ungir o Corpo do SENHOR deverão ser usados para aliviar o sofrimento dos doentes e dos feridos. São os vivos que precisam de nossa atenção. Quem morre vai para junto de DEUS. Por isso mesmo, a lembrança dos falecidos não deve trazer tristeza, mas deve motivar a nossa perseverança no mesmo espírito de fé, justiça e amor fraterno no mundo.
"EU vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude". (Jo 10,10)
15ª Estação: A ressurreição de Jesus
Houve um forte tremor de terra, que fez rolar a pedra que fechava o túmulo do SENHOR, ao mesmo tempo em que uma luz brilhante veio de dentro e projetou no chão os soldados, como se estivessem mortos, paralisados contra o solo, enquanto JESUS ressuscitava gloriosamente envolvido numa esplendorosa luz.
Nós vos adoramos SENHOR JESUS e vos bendizemos! (
Ajoelhar)
Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo! (
Levantar)
No domingo bem cedo as mulheres foram ao túmulo, mas JESUS não estava lá. Próximo ao sepulcro elas viram dois homens com vestes claras e brilhantes, e eles lhes perguntaram:
"Por que procurais entre os mortos AQUELE que está vivo?" "ELE não está aqui, mas ressuscitou".(Lc 24, 5-6)
E a notícia da Ressurreição se espalhou rapidamente entre os discípulos.
E foi no meio dos Discípulos que o SENHOR manifestou a sua presença.
Antes de subir para junto do PAI, JESUS disse aos seus Discípulos:
"Toda autoridade sobre o Céu e sobre a Terra ME foi entregue. Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que EU estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos!" (Mat 28, 18-20)
Hoje o CRISTO Ressuscitado manifesta a sua presença através de todas as pessoas que vivem a fé e se comprometem na luta pela construção de um mundo novo, onde o amor, a justiça e a fraternidade são os sinais de que nós estamos com ELE, e ELE permanece conosco.
SENHOR, que a nossa família seja a Vossa família. Que a nossa casa seja a Vossa casa. E que a nossa vida seja uma continuação da Vossa presença no mundo.
PAI NOSSO:
PAI NOSSO que está nos Céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa Vontade assim na Terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
AVE MARIA:
Ave MARIA, cheia de graças, o SENHOR é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre JESUS. Santa MARIA, MÃE DE DEUS, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
GLÓRIA:

Glória ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário