terça-feira, 19 de junho de 2012

O que é o Terço? Como rezá-Lo? Por que rezá-Lo?

Rezar o terço é uma forma de orar a Deus. Sabemos que Maria intercedeu junto à Jesus pelos noivos na Boda de Caná e apesar de Jesus Ter respondido “Mulher, ainda não chegou minha hora”, Maria insistiu e obteve de seu filho o primeiro milagre.

Podemos pedir durante as orações que Maria interceda junto a Jesus por nós, por um doente, necessitado...
O Terço é a terça parte do Rosário, que contém 150 Aves Maria. A cada dezena contemplamos um “Mistério”, uma passagem da vida de Jesus ou de Maria. O que é contemplar? – Significa ver com o coração, imaginar e amar o gesto e seu significado. Quando contemplamos o Anjo anunciando à Maria que Ela daria a luz a um Filho, imaginamos o quanto significou aquele “SIM”, o que o povo iria dizer, o que José iria pensar. Passamos, então, a pensar quantas vezes dizemos NÃO a Deus.
Para iniciarmos o terço rezamos o Credo, que significa que nós acreditamos em Deus, em Jesus, no Espírito Santo, na Igreja Católica, nos Santos, na vida eterna.
Depois, oramos um Pai Nosso e três Aves Marias, sendo a primeira em louvor ao Pai, a segunda ao Filho e a terceira ao Espírito Santo.
Oferecemos as orações que iremos começar e a partir daí iniciamos um a um os mistérios. Para cada um deles rezamos um Pai Nosso, dez Aves Marias e um Glória.
Ficou-se estipulado que todo o mundo estaria contemplando os mesmos mistérios todos os dias, assim, nas segundas e quartas contemplamos os Mistérios Gozosos, terças e sextas, os Mistérios Dolorosos. E nas quintas, sábados e domingos contemplamos os Mistérios Gloriosos.
No final reza-se uma Salve Rainha. O terço é uma oração bíblica: o Pai-nosso é a oração que Jesus nos ensinou. A Ave-Maria foi ensinada por Deus pelo anjo Gabriel e pelo Espírito Santo através da boca de Isabel.
No terço contemplamos e meditamos os momentos mais importantes da vida de Jesus: Nos mistérios da alegria, passeie por Belém e Nazaré.
Participe da vida de Jesus, Maria e José. Aproveite para rezar pelas pessoas da sua família. Agradeça as alegrias que você está vivendo.
Ao rezar os mistérios da dor, siga os passos de Jesus até a cruz. Lembre as pessoas que estão sofrendo. Reze pelos doentes que você conhece. Coloque diante de Deus aquela pessoa que está passando por dificuldades. E, é claro, você também deve ter suas dores, desafios, sofrimentos... coloque-se em união com o Cristo, que teve coragem de dar a vida por amor.
Finalmente, você rezará os mistérios da esperança. Junto com Jesus e Maria, você irá sonhar o sonho de Deus: a vida venceu! Olhe para esta luz e acredite que você está caminhando para lá. A vida eterna é a grande notícia que Cristo nos deixou. Ao rezar-mos o terço com fé, esperança e amor, vivemos o céu por antecipação.
fonte: http://grupobase.tripod.com/formac/oterco.htm 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário