domingo, 3 de junho de 2012

Jovens de todo o mundo, um só coração

Deus é um mistério e permanecerá sempre um mistério para nós. Um mistério não é um muro, mas um horizonte, dizia Saint Éxupery. De fato, um muro nos bloqueia, nos limita, impedindo-nos a passagem, a comunicação, ao passo que o horizonte nos aponta para o que está além, fazendo-nos intuir aquilo que nos supera.

Só Deus pode nos dizer quem Ele é, só Ele pode se revelar. Foi isso que fez Jesus Cristo, foi essa a sua missão. De fato, é este o sentido da palavra revelação: tirar o véu, comunicar aos seres humanos a intimidade de Deus à qual jamais poderíamos conhecer se Deus mesmo não quisesse revelar. Como em Jesus há uma profunda conexão entre palavra e vida, Ele nos revelou este mistério através de suas palavras e de seus atos. O Deus que Jesus nos revela é um Deus que é Amor, um Deus que é Trindade. Ele que havia prometido: "Não vos deixarei órfãos, vou enviar-lhes o Espírito da verdade", no momento de sua Ascenção deixa-nos uma ordem: "Ide pelo mundo inteiro, pregai o Evangelho a todos povos... batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." ...Ao mesmo tempo, com sua entrega total, manifesta-nos em sua encarnação, morte e ressureição, um amor que supera toda realidade humana ,um amor mais forte do que a morte.

Madre Teresa de Calcutá contava que, certa vez, um muçulmano observava com Padre Gabric uma irmã de sua ordem que com tanto amor fazia curativos em um leproso. A irmã nada falava, mas manifestava profunda caridade com seus gestos. Então o muçulmano se voltou para o padre e lhe disse: Em toda a minha vida acreditava que Jesus fosse apenas um profeta, mas hoje olhando o amor que colocou nesta irmã, entendi que Ele é Deus.

Hoje, o santo Padre encerra o VII Encontro Mundial das Famílias com o Papa, que se celebra na cidade de Milão, Itália. Espontaneamente, vem á nossa mente o inesquecível III Encontro, realizado em 1997, no Rio de Janeiro, dez anos depois da primeira Jornada Mundial da Juventude realizada fora de Roma, em Buenos Aires, onde participaram mais de 1 milhão de jovens, número que superou todas as expectativas. Rezemos pelas famílias, rezemos pelos nossos jovens cuja voz se levantava no continente latino americano: Um novo sol se levanta sobre a nova civilização que nascerá, uma corrente mais forte que a guerra, que a morte: nós sabemos, o caminho é o Amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário