domingo, 19 de agosto de 2012

Na Jornada com Maria

A liturgia de hoje começa no céu: um grande sinal apareceu no céu, uma mulher, vestida de sol, tendo a lua sob os pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Na figura desta mulher, perseguida pelo dragão ao longo da história, vemos a imagem da Igreja, cujo vértice é Maria, a primeira discípula do Senhor. Nela contemplamos a vitória da humanidade sobre o mal e a morte, vencida pelo filho bendito daquela a quem Deus chama cheia de graça.
Desde a eternidade, Deus escolheu Israel dentre todos os povos da terra para ser seu povo, porque dele nasceria Maria , aquela em quem Deus fez maravilhas. Escolhendo-a, confiou-lhe a mais nobre de todas as missões: conceber no seu seio o Verbo Eterno que nela desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo e se fez homem. E porque a salvação da humanidade encontra seu início no sim de Maria, o Senhor quis que fosse ela, a Mãe, a primeira a participar da herança que nos foi reservada: a glória do céu em corpo e alma.
A liturgia de hoje nos antecipa a glória que nos espera, e nos convida a renovar nossa esperança e nossa fé na vida eterna. Contemplando em Maria o que seremos, já participamos da glória do mundo que há de vir. Estamos certos que nesta terra não somos náufragos à deriva em meio às águas do mar da vida, mas peregrinos em direção ao Porto Seguro, à gloria da qual Maria já participa em corpo e alma.
Por isso mesmo, celebramos neste domingo a vocação à vida consagrada, na pessoa dos religiosos, monges e monjas, frades e freiras que, no silêncio do claustro e na faina dos trabalhos apostólicos, testemunham em suas vidas a doação total por causa do Reino dos Céus.
Por este motivo, João Paulo II quis que os jovens, juntamente com a Cruz do Jubileu, levassem consigo ao longo das Jornadas Mundiais da Juventude, o Ícone da Virgem Maria como que a nos indicar que é ela quem nos ensina a carregar a Cruz de cada dia.
Desde setembro do ano passado, a Cruz do Jubileu e o Ícone de Nossa Senhora estão sendo levados pelos jovens a todo o território do Brasil e países do Cone Sul. É a grande preparação para a Jornada chamada "Bote Fé". Que Maria nos ajude a viver este mundo na dimensão da fé e um dia partilharmos com ela da glória do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário