domingo, 29 de abril de 2012

Jovens encontram o Bom Pastor

O quarto domingo da Páscoa é tradicionalmente conhecido como o Domingo do Bom Pastor, em virtude do Evangelho proclamado neste dia nos três ciclos anuais da liturgia, tirados do capítulo 10 de São João. Por este motivo, celebra-se hoje o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas. A imagem do pastor, tão distante da nossa socidade urbana, é símbolo do infinito amor de Deus pela humanidade, manifestado em Cristo Jesus.

O pastor arrisca a própria vida pelas ovelhas. O mercenário não se preocupa senão com a própria vida, seu sucesso, sua carreira. Se hoje Jesus propusesse de novo a mesma parábola, nos mostraria que o perigo ao rebanho viria não somente dos lobos mas dos falsos pastores, cuja preocupação seria o carreirismo, a posição, as honras, o prestígio e o dinheiro.

Os jovens provenientes de todas as partes do mundo que pediam ao Santo Padre, naquele inesquecível Domingo de Ramos de 1984, faltando uma semana para o encerramento do Ano Santo Extraordinário da Redenção, que a experiência de se encontrarem continuasse no futuro, eram filhos de uma geração marcada pela chamada revolução dos costumes de 1968. Seus pais, influenciados pelo "é proibido proibir" de movimentos que pregavam o chamado amor livre e a contestação a toda e qualquer instituição, de certo modo tentavam inventar outro estilo de relação familiar, privando-os de um direito inalienável: era de fato, uma geração sem pais. Na pessoa do Papa, de João Paulo II, descobriram a imagem do Bom Pastor, do Pai Comum. As Jornadas Mundiais da Juventude são uma resposta a uma juventude carente de paternidade, necessitada de verdadeiros pastores, sedenta de Deus.

2 comentários:

  1. Ainda bem que o Papa nos presenteou com a JMJ mesmo, não vejo a hora de chegar 2013 logo, espero que a juventude brasileira seja incendiada pelo fogo do Espírito Santo e que possamos mudar a realidade do nosso país e com toda certeza do mundo!
    Um abraço blog lindo...estou seguindo!

    ResponderExcluir
  2. tomara...obg tbm sigo o seu ele é lindíssimo!

    ResponderExcluir