sábado, 21 de julho de 2012

A doce experiência de ter fé

 Desde de pequeninos somos convidados a ter uma fé forte e inabalável, onde confiamos plenamente na providência divina, tendo a certeza que também devemos fazer a nossa parte, logo, surge um grande questionamento, o que é a FÉ?, e, como adquirir  a mesma?.

Segundo a Wikipédia, Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia[1] ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

No sentido acima, Fé se relaciona com a crença “crer” ou seja, quem crê em algo não dúvida, mesmo que a razão ainda não tenha uma resposta.

Pe. Fábio de Melo, também trouxe uma definição pessoal de Fé, definição que já havíamos abordado em texto anterior, mas que se torna oportuno mencionar. Disse o Pe. Fábio “Fé é você estar em um quarto escuro sem saber o que esta a sua frente mas ter a coragem de caminhar, tendo a certeza de que nada de mal lhe acontecerá, pois Deus estará protegendo o caminho.
 

Logo, a fé é uma experiência pessoal de crer naquilo que não podemos sentir com os nossos sentidos humanos (tato, olfato, visão, paladar), muito menos alcançar uma explicação com a razão humana.

No livro “Imitação de Cristo” atribuído a Thomas Kemps, mas de autoria desconhecida, o escritor acresce que este entendimento é tão extraordinário que não podemos com nossa capacidade limitada de raciocínio compreender, ou seja, é como se quiséssemos instalar um programa extremamente avançado e um computador de capacidade limitada.

Por este motivo, nós cristãos ou religiosos somos alvos de chacota e ofensas, pois abrimos mão de utilizar a razão daquilo que se “tem” certeza, a exemplo teorias levantadas por cientistas que através de experimentos comprovam determinadas circunstâncias, e, nos lançamos em um mar, que para muitos é apenas um refúgio de fraqueza..

Pois bem, como então adquirir Fé, afinal de contas, não se tem uma teoria definida para esta.

Adianto que Fé não é ciência exata, como a certeza de que 1 + 1 é igual a 2, digo isto porque não necessariamente as experiências de vida que tive podem levar um outro irmão a ter fé. Observemos as diversas conversões existentes na bíblia e na vida do santos, todos eles tiveram momentos especiais que o levaram a crer a em Deus, São Francisco se encontrou com aqueles que ele repudiava “os leprosos” e recebeu uma ordem do próprio Deus de reconstruir a sua Igreja, Maria Madalena foi defendida por Cristo antes de ser apedrejada, Lucas, o evangelista, em relato no livro “Médico de Homens e de Almas” se tornou Médico para impedir que Deus permitisse a morte das outras pessoas, mas em diversas experiências pessoais de vidas, narradas no livro acima, entregou-se nos braços de Deus.

Observamos assim que a experiência de Fé de cada individuo é ÚNICA, pois Deus, como pai amoroso que é, oferece a cada um de nós momento impar para nos apaixonar por ele. Este amor de Deus é tão infinito que ele, como pai amoroso nos conquista a cada dia com singelas maneiras devendo a nós nos entregarmos.

Aqui surge então a maneira de conquistarmos a Fé, qual seja, a entrega. As vezes aproximamos de Deus armados, com inúmeras pedras na mão por que fomos decepcionados em nossas relações diárias. Chegamos com as inúmeras dúvidas que aqueles que não crêem depositaram em nossa consciência, bem como os questionamentos que nós mesmos construímos através de nossas experiências de vida, mas neste momento devemos nos desarmar, devemos nos entregar no colo de Cristo e deixar que ela nos seduza, que ele tome a direção de nossas decisões e caminhos.

Não tem o celebrante a condição de fazer com que você tenha Fé, pois apenas nos oferece instruções para vida, não tem o nosso pai, mãe, irmãos e amigos a capacidade de nos tornamos fervorosos, pois é uma decisão pessoal, é uma experiência própria de você entregue nos braços de Deus.

Por isso, a Fé é tão questionada pelos racionalistas, pois é difícil nos entregar na mão daquele que não alcançamos com os nossos sentidos, mas lanço aqui um questionamento: “Se não encontramos em Deus o porto seguro, a quem devemos socorrer se não temos forças por nós mesmos de vencer algo, nem o outro a condição de nos ajudar?”

Quem não tem Deus, em momento de limitação pessoal e limitação daqueles que ele confiava, não possui ninguém mais para se socorrer e infelizmente está destinado ao desespero, depressão e caos, no entanto aquele que tem Deus, tem um braço forte a que se segurar, tem um manancial de graças tão infinito que independe do tamanho do problema.

Já coloquei inúmeras situações nas mãos de Deus e ele sempre me amparou, e, o que coloquei nas mãos de Deus, a ciência humana não teve condições de me ajudar, pois para ela, apenas doses de comprimidos resolveriam, mas não, apenas Deus resolveu.

Por isso peço que rezem comigo: “Meu querido Deus, hoje encontro-me preso as minhas correntes de questionamentos e desânimos, estou armado pois as experiências de vida me tornaram assim, mas peço que me dê forças para confiar em ti e em ti encontrar o meu porto seguro, entrego-me a ti e abro o meu coração para que reconstrua o meu ser e me torne um sacrário vivo e digno de te receber” – “Pai nosso que estais no céu ...”

A Fé é uma experiência única de nos lançar nos braços de Deus na confiança de, em meio as tribulações, nos encontrarmos em porto seguro, tranqüilo e inabalável que, aqueles que não fizerem esta experiência jamais  provaram um pedacinho do céu aqui na terra.
 
LUISA RIBEIRO FERNANDES MAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário