sexta-feira, 27 de julho de 2012

O Sentido do nosso corpo

Conteúdo enviado pelo internauta Aline Bof - Comunidade Oásis
Alguma vez você já se questionou sobre o sentido do seu corpo e por qual razão Deus o criou assim? O corpo é o lugar teológico do cumprimento da vontade de Deus. Sem ele, o Senhor não poderia habitar em nós e também não poderíamos fazer a fantástica experiência do Seu amor. Há sobre nós um querer divino e isso inclui nosso corpo e tudo o que somos.

Passamos tanto tempo da vida brigando com nosso próprio corpo, dizendo: “Mas esse cabelo horrível! E essas gordurinhas que não me deixam! Poderia ser mais alto, mais magro, mais moreno, mais forte”, e segue a lista que você bem conhece. Precisamos nos reconciliar com nosso corpo e o acolher como um dom, um presente de Deus para nós. E por que o Senhor me daria este presente? A resposta é simples: para amar!

O beato João Paulo II, em uma série de catequeses intitulada de “Teologia do Corpo”, afirma, com ousadia, que o sentido da vida está impresso em nossos corpos. A finalidade da nossa vida é AMAR COMO DEUS AMA, e isso só pode acontecer por intermédio do corpo que recebemos de Deus como presente.

Foi assim que Jesus nos amou, entregando o Seu Corpo por nós na cruz. E mais: a entrega do Corpo de Cristo se atualiza em cada Eucaristia: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós” (Lc 22,19). O amor é espiritual, mas ele se realiza com a ajuda do corpo.

Sempre que sacrificamos nosso corpo, indo ao encontro de alguma necessidade de nossos irmãos, estamos amando como Cristo amou. Sair do nosso egoísmo, do nosso prazer, das nossas vaidades para atender às necessidades do irmão não é uma tarefa fácil. Exige esforço, mas assim é o amor verdadeiro, feito de atos e não de palavras apenas.

Será que temos feito do nosso corpo um dom ou temos abusado dele buscando apenas nosso próprio prazer? Não esqueça que ele é o MEIO para que Deus habite, e não o FIM. Não podemos cair no outro extremo da idolatria do corpo.

O corpo, como disse João Paulo II, “é um testemunho do amor”. Então, deixe Deus amar por intermédio de você.

Aline Bof
Comunidade Oásis


fonte: http://destrave.cancaonova.com/o-sentido-do-nosso-corpo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário