terça-feira, 3 de julho de 2012

“Jovens, como o Pai me enviou, assim eu vos envio”

Convido vocês, jovens, a refletirmos juntos sobre esta grande certeza de nossa fé: A Ressurreição.


Tomando o texto de Jo. 20, 19-22, cujo tema é “Jesus ressuscitado está vivo na comunidade”, gostaria de tecer três pontos.


Vencer o medo

Era o primeiro dia da semana. Ao anoitecer desse dia, estando fechadas as portas do lugar onde se achavam os discípulos por medo das autoridades dos judeus, Jesus entrou...

Muitas vezes a nossa juventude peca por omissão; tendo medo de anunciar Jesus ressuscitado, se fecham nos seus grupos como se fossem detentores únicos da fé. Este medo deve ser a primeira barreira a ser superada, pois por maior que sejam as justificativas não somos isolados, não somos ilhas. Por mais que sejamos ameaçados por diversas formas, a verdade e justiça não podem se reduzir a um grupo.

Assim, quando fazemos a experiência do encontro, da intimidade com Cristo, não temos medo de anunciá-lo, de divulgá-lo. O namorado não tem vergonha de apresentar a namorada aos colegas, mesmo se esta não é simpática a eles, será por quê? Claro, porque há um amor que o faz superar qualquer vergonha, há uma experiência já vivida de conhecimento e aproximação e quando a pessoa entra na vida dele, já se perde o medo.

Um dos maiores medos dos jovens hoje é o medo de perder. Perder a liberdade, pois, para fazer uma opção por Ele, deve-se ter em conta alguns quesitos como o proposto para o jovem rico: Vai, vende tudo o que tem e me siga.

A Confiança
(...) Ficou no meio deles e disse: “A Paz esteja com vocês”. Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então, os discípulos ficaram contentes por ver o Senhor.

Imaginemos que estamos conversando com os amigos, tristes porque em um acidente de carro estamos com um dos nossos amigos no hospital correndo risco de morte, e somos surpreendidos com a notícia que aquele amigo está bem. Então a alegria é irradiada.

Os discípulos passaram por uma situação semelhante a esta, passaram do medo de ter perdido o grande mestre, para a confiança de que ele está no meio da comunidade, ressuscitado. Da mesma forma, o jovem missionário de Jesus, depois de vencer o medo, sempre terá a confiança que gerará uma alegria contagiante que não conseguirá reter. Com isso, passamos do medo de perder a liberdade para a confiança de que só n'Ele realmente temos a liberdade. Deus não nos tira nada, só acrescenta.


A Missão

Jesus disse de novo para eles: “A Paz esteja com vocês”. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo”.

A relação de amizade entre o jovem e Jesus deve ser sempre pautada na reciprocidade, pois foi por nós que Ele demonstrou o amor maior e ainda mais: este amor, Ele quis que estivesse sempre conosco, seja na Palavra, na Eucaristia ou no irmão menos favorecido.

Portanto, querida juventude, não tenha medo de abrir o coração para este Deus vivo que sentimos bem forte neste tempo pascal. Para a entrada dele em nosso coração, é necessário um mínimo de disposição em acolhê-lo.

Acolhendo vamos, dia após dia, alimentando esta presença ressuscitada e ressuscitadora. Sabemos em quem colocamos a nossa confiança, e, com certeza, seremos capazes de anunciar aos outros jovens não uma fé de palavras, mas uma fé verdadeiramente vivida e manifestada na solidariedade aos irmãos.


Padre Marcelo Gualberto - secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária


fonte: http://www.jovensconectados.org.br/artigos/jovem-e-a-igreja/1432-jovens-como-o-pai-me-enviou-assim-eu-vos-envio

Nenhum comentário:

Postar um comentário