terça-feira, 24 de julho de 2012

Preciso voltar primeiro ao amor


Emanuel Stênio

Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Estamos, aqui, para levantarmos a bandeira do PHN – Por hoje não, por hoje eu vou mais pecar.

O Catecismos da Igreja Católica (CIC) diz que a amizade nos conduz à comunhão espiritual. Ela é uma relação afetiva entre duas pessoas, é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, afeição e lealdade.

Num relacionamento de amizade, é preciso conhecer o outro e dar-se a conhecer a ele. Essa é uma das características da amizade. Quanto mais você conhece alguém, mais você o ama. O relacionamento conjugal precisa partir de uma bela e profunda amizade, a qual não tem segunda intenção. O conhecimento mútuo é a primeira característica de uma amizade.

A afeição, o carinho, as palavras de afirmação também fazem parte da amizade, pois esta deve ser cultivada com palavras de amor, incentivo e correção. Deve haver amizade entre nós e Deus, mas também entre pais e filhos. Se estes não são amigos, se não houver um conhecimento mútuo entre eles, os filhos deixarão o amor de seus pais e começarão a depositar sua confiança em pessoas de fora; muitas delas os levarão para as drogas, para distante do Senhor.

Além do conhecimento mútuo e afeição, é preciso ter também lealdade. Como dói uma decepção! Só Deus não nos decepciona, pois Seu amor é incondicional. Na maioria dos relacionamentos, nós impomos condições, mas com o Senhor não é assim. Temos de aprender com Ele, que nos ama com lealdade. Ser leal é importante para vivermos um bom relacionamento. A reconciliação e o perdão são caminhos para retomar a amizade perdida.

Aonde nossos amigos têm nos levado? Não existe amizade entre duas pessoas que se unem para cometer o mal. Essas pessoas não são amigas, mas comparsas. Muitas vezes, entramos em “frias” por causa dos “amigos”. Chega de mendigar amor de quem o leva para o pecado.


Mesmo com frio, juventude não desiste de participar do #PHN2012
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com


Diga: “Neste PHN, o Senhor tem uma graça transformadora para a minha vida. A partir de hoje, aceito o desafio de ser referência para os jovens da minha cidade, para meu grupo de amigos.

Jesus é nosso melhor amigo. Santa Teresa nos diz que a oração é um trato de amizade com Deus. Um dom precioso que temos é a amizade com Deus, a qual foi rompida pelo pecado, pela desobediência. Se não formos amigos do Senhor, não seremos capazes de nos amar nem amar os outros. Não seremos capazes de ter amizades com outras pessoas.

Esta é a hora de você voltar a ser amigo com Deus. Ser cristão é viver e aprofundar a amizade com Ele. Cultivar esse relacionamento é muito mais difícil do que cativar alguém. Quando você tem um encontro pessoal com Jesus, é maravilhoso, mas, com o tempo, a experiência vai ficando para trás. No início, você vive na empolgação, mas depois começa a deixar de cultivar esse laço com o Senhor e volta a cometer os pecados de antigamente.

Reconcilie-se com o Senhor! “Amigos para voltar a amar”. Retome sua amizade com Ele. E não há forma mais de bela de fazê-lo senão por meio do sacramento da confissão, pois ela nos dá a graça de voltar à intimidade com o Senhor.

A amizade com Jesus precisa estar, cada vez mais, firme em nosso coração. A história da salvação é uma história do amor de Deus para com Seu povo. Rompa com o pecado, com os vícios, com aquilo que o afastava do Pai. Não podemos ficar em cima do muro.

O que você precisa romper para voltar à amizade com o Senhor? O PHN não pode ser um Acampamento de “oba-oba”, mas precisa ser a decisão de “por hoje não, por hoje não vou mais pecar”.

Hoje, é o dia de você voltar a amar. Peça ao Senhor a graça de um amigo, um santo protetor. Você vai conhecer a vida dele e saber como ele venceu os desafios para permanecer na santidade. Deus vai colocar, no seu coração, um santo ou uma santa para que você o conheça, a fim de que ele o ajude no caminho da santidade.


fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2700&pre=7537&tit=Preciso%20voltar%20ao%20primeiro%20amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário