terça-feira, 10 de julho de 2012

'Dom Eugenio Sales foi exemplo de caridade', define prefeito

Rio - Assim como o governador Sérgio Cabral fez no Estado, o prefeito Eduardo Paes decretou luto oficial de três dias na cidade do Rio pela morte de Dom Eugenio Sales. Arcebispo emérito do Rio, Dom Eugenio faleceu no fim da noite desta segunda-feira.
"Dom Eugenio Sales zelou por nossa cidade durante décadas. Grande homem de Deus, ele será sempre lembrado por sua sabedoria, a força de seus ensinamentos, a perspicácia com que comunicava e defendia sua fé e o exemplo de caridade nos anos mais difíceis da história brasileira. Que ele continue protegendo e abençoando o Rio e os cariocas", diz a nota divulgada pela Prefeitura.
Dom Eugenio morreu de causas naturais por volta das 23h30 desta segunda, no Palácio Apostólico do Sumaré, na Floresta da Tijuca. O corpo do arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de 91 anos, será velado a partir da manhã desta terça-feira na Catedral, onde será enterrado.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Natural de Acari, interior do Rio Grande do Norte, Dom Eugenio foi um dos brasileiros que mais ocupou funções no Vaticano — 11 cargos nas congregações, conselhos e comissões. O cardeal teve o nome indicado para ser candidato a Papa após a morte de João Paulo I, em 1979.

Dom Eugenio marcou sua trajetória nos 30 anos em que ficou à frente da Arquidiocese do Rio como um autêntico peregrino da paz. Ele criou as pastorais do trabalhador, das favelas, das domésticas, da saúde, do menor, entre outras.

Em 67 anos dedicados à Igreja, o cardeal foi rotulado tanto como líder conservador quanto como “bispo vermelho”, por ter, no início do sacerdócio, ajudado a criar os primeiros sindicatos rurais no Rio Grande do Norte.Uma passagem importante da sua história, Dom Eugenio desafiou a ditadura militar no Brasil e na Argentina. Ele abrigou no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982.

Para assegurar o serviço prestado pela Arquidiocese, Dom Eugenio determinou que o “atendimento fosse realizado no Palácio São Joaquim e que apartamentos fossem alugados em nome da Mitra Arquiepiscopal do Rio. Dom Eugenio organizou as visitas do Papa João Paulo II ao país, em 1980 e 1987.

fonte: http://odia.ig.com.br/portal/rio/dom-eugenio-sales-foi-exemplo-de-caridade-define-prefeito-1.461036

Nenhum comentário:

Postar um comentário