domingo, 1 de julho de 2012

O Papa presente na Jornada

Dentre os inúmeros documentos que nos relatam a História da Igreja de Cristo fundada há dois mil anos, além dos livros inspirados da Sagrada Escritura, somam-se numerosos relatos do martírio dos santos, as chamadas Acta Martyrum. Neles podemos ver a numerosa multidão de homens e mulheres que amaram a Cristo mais do que a própria vida, chegando até a efusão do sangue.

Hoje celebramos o martírio daqueles que são considerados os dois maiores pilares da Igreja: São Pedro e São Paulo. Pedro era um simples pescador, acostumado à faina diária, desconhecido à história dos grandes. Deus, que faz grandes coisas com os simples humildes, escolhe a Pedro. Jesus não chama um santo; Pedro é impulsivo, entusiasma-se com facilidade, mas facilmente nega-se a si mesmo. Jesus fará dele um santo, a Pedra da sua Igreja. Já no momento em que anuncia sua negação, Jesus lhe diz: "Satanás te procurou para te joeirar como trigo, mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça... e tu, confirma teus irmãos na fé". Jesus quer a unidade na sua Igreja. Pedro, o pescador e o Papa e seus sucessores, são o sinal da unidade na Igreja.

Juntamente com Pedro, celebramos também o Apóstolo Paulo. Pedro é sinal de unidade; Paulo é o ícone da missão. Paulo também é um pecador, um intolerante que leva ao sofrimento tantos cristãos da primeira hora, como o diácono Santo Estêvão, uma de suas vítimas. No caminho de Damasco chega a hora da luz, um encontro, uma palavra, mudam a sua vida: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Agora será perseguido, incompreendido, mas saberá dizer com a força de sua fé: "Para mim viver é Cristo e o morrer é lucro." Pedro e Paulo serão levados pela fé a Roma onde ambos encontrarão o martírio, um pela Cruz, outro ao fio da espada. Suas vidas nos fazem pensar. Em seu lugar eu teria a mesma atitude, ou renunciaria à fé?

Em nossa contagem regressiva, temos pouco mais de um ano para nos prepararmos para a JMJ 2013. Seria oportuno nos perguntar o que estamos fazendo para este grande evento evangelizador em nossa cidade. Pedro, na pessoa de seu sucessor, Bento XVI, estará conosco e com milhões de jovens do mundo inteiro, celebrando a mesma fé da Igreja fundada por Jesus sobre o fundamento dos Apóstolos. Já me inscrevi como voluntário? Já ofereci minha casa para hospedar os peregrinos? Tenho colaborado com meu pároco na organização da JMJ? Que os Apóstolos Pedro e Paulo nos estimulem a dar nossa resposta a Jesus com a mesma fé que eles deram.

*Efusão- derramamento

*Faina-trabalho da tripulação de um navio

*Joeirar-separar o trigo do joio (bem e mal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário